Está em fase de concurso a instalação de três elevadores no Centro Histórico de Gaia, entre a Rua Cândido dos Reis e o Jardim do Morro, para facilitar a circulação dos peões, em especial das pessoas com mobilidade reduzida.
Corpo do artigo
A informação foi prestada, esta segunda-feira, pelo vice-presidente da Câmara, Patrocínio Azevedo, em declarações à Imprensa, após a reunião camarária. O investimento previsto é de 2,5 milhões de euros e o primeiro concurso ficou deserto.
Cada um dos elevadores fará a ligação a pontos diferentes, no percurso entre Cândido dos Reis e o Morro, nomeadamente até General Torres.
Havia outro elevador na agenda, a ligar o Jardim do Morro e o Mosteiro da Serra do Pilar, mas não foi aprovado pela Direção Regional de Cultura.
Teleférico no Andante
Também é objetivo da Autarquia integrar as viagens no teleférico na rede metropolitana do Andante. Há "conversações" com o operador, mas "ainda não existe acordo".
Segundo Patrocínio Azevedo, a negociação, que decorre há uns tempos, "não é fácil". Uma das questões passará por conseguir conciliar a condição de turista e a de passageiro frequente.