
Foto: André Gouveia / Arquivo
Visitas guiadas, exposições, música, teatro, dança, batismos a cavalo e várias ações de formação - durante três dias o Centro Histórico do Porto vai estar em festa. São mais de 50 iniciativas entre sexta-feira e domingo, para assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos.
A maioria das atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. O programa engloba iniciativas para todos os públicos, incluindo crianças e famílias. "Museus, monumentos, igrejas e outras instituições vão abrir as portas à população e visitantes, com iniciativas promovidas por 27 entidades, sob a coordenação do Município e com a colaboração da empresa municipal Ágora", sublinha a Câmara, lembrando que o Centro Histórico da cidade está classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1996.
A programação arranca com um concerto, às 19 horas de sexta-feira, na Praça Parada Leitão (em frente ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto). Em palco estará Ricardo Ribeiro, acompanhado de José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença, na viola de fado, e Didi Pinto, no baixo. "Este será um concerto especial, uma vez que o artista vai prestar uma sentida homenagem a Carlos Paredes, mestre incontornável da guitarra portuguesa, por ocasião do centenário do seu nascimento. Um espetáculo de entrada livre, organizado pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto", pormenoriza a autarquia. Para o fim de semana estão previstos vários concertos. Por exemplo, no sábado, entre as 16 e as 17 horas, o Coro do Centro Histórico do Porto vai atuar no Palácio das Artes, na Rua das Flores.
"No programa das visitas guiadas, destaque para 'Miragaia e a Cerâmica: passado e presente', domingo, das 10 às 12 horas, numa organização do Museu da Alfândega do Porto e Museu e Bibliotecas do Porto. Esta atividade, gratuita, está sujeita a inscrição obrigatória até 27 de março para museu@amtc.pt. Estão ainda programados mais percursos comentados, por exemplo, ao interior da Torre e Museu dos Clérigos, entre as 10 e as 11 horas, com repetição das 16 às 17 horas. Para esta atividade, que decorrerá no sábado e no domingo, é obrigatória inscrição prévia", enumera a Câmara.
Entre os diversos espaços que abrem portas à população está o Quartel do Carmo, sede do Comando Territorial do Porto da GNR. As instalações poderão ser visitadas no sábado e no domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. "Ali, poderá programar batismos a cavalo e assistir à atuação da Charanga a Cavalo da GNR", é anunciado.
A empresa municipal de reabilitação urbana Porto Vivo associa-se às comemorações com a organizaçãpo da conferência "O que é uma casa?", que se realiza no sábado, entre as 11.30 e as 12.30 horas, na Casa do Infante. No mesmo dia, das 10.30 às 16 horas, na Viela de S. Lourenço (junto à igreja com o mesmo nome), apresenta a intervenção ali realizada.
A programação completa pode ser consultada online.

