A unidade móvel prevista no Programa de Consumo Vigiado (PCV) deverá arrancar a operação, no Porto, entre os dias 6 e 13 de janeiro, fazendo deslocações, numa primeira fase, nos territórios de Campanhã e da União de Freguesias do Centro Histórico.
Corpo do artigo
A decisão foi tomada depois de uma reunião entre o Município do Porto, o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD) e a entidade líder do consórcio que irá operar a resposta móvel.
Neste encontro, o ICAD apresentou uma atualização aos dados que constavam do diagnóstico de julho de 2023, utilizados para o lançamento do concurso de contratação da equipa técnica em julho, necessidade suscitada pelo Município e que mereceu a concordância das três entidades numa primeira reunião, decorrida no início de dezembro.
"Foi consensual que a informação atual fundamenta a introdução de ajustes à resposta inicialmente prevista aquando do lançamento do concurso, designadamente quanto aos territórios onde irá operar. Esta nova resposta irá, assim, numa primeira fase, percorrer Campanhã e a União de Freguesias do Centro Histórico, de acordo com a informação recolhida recolhida pelos Centros de Resposta Integrada Porto Oriental e Central, estruturas operacionais do ICAD competentes em matéria de toxicodependência", explica a Câmara.
"A atividade da unidade móvel, e os respetivos indicadores de execução, serão monitorizados por uma Comissão de Acompanhamento, que reunirá mensalmente", acrescenta-se.
Unidade amovível na Pasteleira
Em agosto de 2022, o Município do Porto avançou com a instalação de uma unidade amovível para consumo vigiado de estupefacientes, na zona da Pasteleira. Com o atraso no concurso público, a autarquia prolongou a responsabilidade pela gestão do espaço para lá dos 12 meses acordados com o, então, SICAD.
Instalada na "Viela dos Mortos", a sala de consumo amovível começou a funcionar sob a gestão do consórcio Um Porto seguro. Passado um ano, o presidente do SICAD, João Goulão, fez um balanço "francamente positivo" dos primeiros 12 meses de atividade.