Levar mil velas artesanais de aquecimento para os combatentes na Ucrânia é o objetivo da nova campanha que a UPE-Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, em Braga, vai desenvolver, a partir deste sábado, com o workshop "Fabrico artesanal de velas de aquecimento”.
Corpo do artigo
O presidente da associação, Abraão Veloso, disse esta quarta-feira ao JN que a iniciativa decorre no âmbito da campanha "Ama a Ucrânia/Movimento de Solidariedade", que se destina a enviar para Ucrânia ajuda a três níveis: alimentação, medicamentos e aquecimento. “O objetivo mínimo é esse. As velas servem para alumiar e para aquecer as mãos e a ração de combate ou mesmo para cozinhar algo nas trincheiras", referiu.
Os trabalhos de fabrico decorrerão em quatro workshops durante o mês de maio, nas instalações da Quinta Pedagógica de Braga. A ideia partiu originalmente de uma associação algarvia, que enviou para Braga informação sobre as velas que envia para a Ucrânia. "Com os ataques russos ao sistema elétrico ucraniano, as velas podem ser muito úteis”, sublinhou o dirigente associativo.
O organismo agradece também a contribuição dos munícipes, convidando-os a ceder velas velhas, restos de cera, recipientes de alumínio, pequenas latas de alimentos para animais e cartão canelado. Os materiais podem ser entregues nas instalações da Quinta Pedagógica ou na sede da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.