A Ordem dos Enfermeiros realizou uma inspeção à Unidade de Cuidados Continuados do Centro Social da Paróquia de Nespereira, em Guimarães, na sequência de “declarações públicas” que levantaram suspeitas de faltas de qualidade nos cuidados de enfermagem. Aponta problemas que originaram uma lista de recomendações.
Corpo do artigo
A Ordem dos Enfermeiros (OE) aponta situações relacionadas com os cuidados aos 34 utentes, insuficiência de recursos humanos, falta de qualidade das refeições, deficiente controlo de infeção, entre outras questões. A direção do Centro Social de Nespereira (CSN), que tomou posse no dia 4 de fevereiro, nega todas as conclusões do relatório e diz-se empenhada em impedir que a instituição feche portas “em breve”, devido a dívidas superiores a 1,7 milhões de euros.
No relatório, a OE refere que detetou “múltiplas substituições a nível de recursos humanos que impactam na necessária dinâmica de trabalho” e que “comprometem os cuidados de saúde”. Assinala relatos, documentados com imagens, de refeições de baixa qualidade e afirma que “foi confirmado que existe indicação emanada pela direção, corroborada pela gestora de enfermagem, para prescrição de cuidados de higiene a iniciar pelas cinco horas”. O documento alude ainda à falta de controlo de infeção, mencionando relatos de assistentes operacionais que fazem a distribuição de alimentos com equipamento de proteção individual que não é trocado entre utentes.