O CITEVE - Centro Tecnológico do Têxtil e Vestuário e o o CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes precisam de mais cerca de 200 trabalhadores para executar, nos próximos quatro anos, os projetos de investigação e desenvolvimento no âmbito das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Bioeconomia.
Corpo do artigo
Atualmente, as duas instituições têm 320 colaboradores mas com os novos projetos, próprios e em parceria com empresas, serão necessários mais recursos humanos. Por isso, e porque "é difícil atrair" os candidatos qualificados de Lisboa e do Porto para "cidades de média, pequena dimensão" o Citeve está a equacionar recrutar no estrangeiro.
"Se tivéssemos mais tempo fazíamos como sempre fizemos", afirmou, esta terça-feira, Braz Costa, diretor geral do Citeve, durante a visita do presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, no âmbito do roteiro Created IN, referindo-se à qualificação de jovens dentro de portas.
"O problema é que temos quatro anos para fazer todos os projetos e temos de ir procurar equipa", diz. A India e o Brasil são países onde a instituição pondera recrutar.
O centro tecnológico vai gerir, no âmbito do PRR, cerca de 80 milhões de euros a investir nestes projetos que abrangem áreas tão diversas como a bioeconomia reciclagem de baterias, gestão inteligente da água, digitalização da indústria têxtil, e até na área da mobilidade em duas rodas.
Apesar de estarem a trabalhar há cerca de seis meses o Citeve ainda não recebeu qualquer verba do PRR mas Braz Costa espera que até final do ano tal aconteça.
A grande procura de hoje é na área da sustentabilidade
A par destes, o centro da indústria têxtil e do vestuário tem em curso mais de 60 projetos de investigação, sendo que atualmente o grande foco é a reciclagem dos materiais.
"A grande procura de hoje é na área da sustentabilidade", nota o diretor geral frisando que a área de trabalho do centro é não só o têxtil mas também o setor automóvel, o desporto, a saúde e os equipamentos de proteção.