A manhã deste sábado começou bem cedo para mais de uma centena e meia de inscritos - 50% dos quais dos Agrupamentos de Escuteiros de Vagos e de Ponte de Vagos" -, na iniciativa "Praia Limpa 2021", promovida pelas associações locais "Charcos & Companhia" e "A Balsa", em colaboração com a Câmara de Vagos.
Corpo do artigo
"Não esperávamos tantas inscrições num prazo tão curto", afirmou ao JN Quim Zé, presidente d'A Balsa, que explicou que, na tentativa de dispersar os grupos, "os escuteiros ficaram responsáveis pela zona Norte da praia da Vagueira e os restantes inscritos seguiram para a parte Sul, sendo que a limpeza deverá chegar ao molhe do Areão". Às pessoas juntaram-se uma retroescavadora e um trator, equipamentos que efetuarão a recolha de todos os resíduos e os levarão até ao camião encarregue de os levar ao destino final.
Em 2020, a iniciativa não se veio a concretizar tendo em conta a evolução pandémica que o concelho de Vagos, em particular, e o país, em geral, atravessavam.
Foi, precisamente, a evolução positiva do número de casos de covid-19 em Vagos que motivou a organização, há quinze dias atrás, a decidir levar a cabo o projeto, "pela simbologia que ela tem", adiantou o autarca de Vagos, Silvério Regalado.