
A nova valência vai garantir acesso a exames de radiologia, saúde oral, podologia e espirometria num único local
Foto: Artur Machado
O terceiro pavilhão de antiga Escola do Cerco, no Porto, vai ser reabilitado para acolher uma nova unidade de saúde local. A empreitada de requalificação arranca na quarta-feira.
Arranca quarta-feira a empreitada de reabilitação e adaptação do terceiro pavilhão da antiga Escola do Cerco, que vai acolher uma unidade de saúde local. Com um valor de adjudicação superior a 1,2 milhões de euros, a obra deverá estar concluída no prazo de um ano.
Em comunicado, a Câmara do Porto adianta que "a nova valência irá albergar a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) e o Centro de Diagnóstico Integrado (CDI), garantindo à população acesso a exames de radiologia, saúde oral, podologia e espirometria num único local".
Inclusivo
A nova unidade de saúde vai passar a integrar o complexo onde já funcionam a Unidade de Saúde Familiar Novo Sentido e a Unidade de Cuidados na Comunidade, valências que foram instaladas em pavilhões requalificados também na antiga Escola do Cerco.
O projeto tem uma área de implantação de 660 metros quadrados, sendo mantida a estrutura original de betão do edifício. Já o interior será redesenhado em torno de um pátio central, que servirá como ponto de entrada de luz natural e organizador da circulação entre gabinetes.
O novo centro de saúde será inclusivo: além de serem eliminadas barreiras arquitetónicas interiores, no exterior haverá lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida e postos de carregamento para carros elétricos junto às rampas.

