O entupimento de um tubo de saneamento da Escola Básica e Secundária de Ermesinde, em Valongo, na segunda-feira de manhã, deu origem a um rio de água suja a correr à volta do campo de jogos. A situação só foi regularizada na manhã desta terça-feira.
Corpo do artigo
"Ontem de manhã, durante o segundo tempo, vimos que o esgoto estava com água por toda a volta e não parava de sair", contou ao JN Pedro Santos, aluno do 11.º ano. Segundo o que o JN conseguiu apurar, um dos esgotos terá rebentado, depois de ter entupido com a água da chuva. O incidente ocorreu a meio da manhã de segunda-feira, tendo deixado um rio de água castanha a correr pela escola. "Dava para ver papeis e outras coisas na água", acrescenta o jovem.
De acordo com a Câmara Municipal, "o que provocou as descargas foi o entupimento de um tubo na rede de saneamento, que só foi possível desobstruir com um camião desobstrutor", que só ficou disponível nesta terça-feira de manhã. A autarquia garante que, durante o dia de ontem, a "situação foi provisoriamente minimizada com a intervenção do pessoal dos serviços municipais".