Há mirandeses que ligam para o número de emergência e o telefonema é atendido em Zamora.
Corpo do artigo
Ligar para o 112 e do outro lado da linha a resposta ser em espanhol começa a não ser surpresa para quem carece do serviço na União das Freguesias de Sendim e Atenor, em Miranda do Douro. O presidente da Junta, Aquilino Ginjo, garante que a situação é recorrente e que sucede mais no cais fluvial do Douro em Sendim, e, por vezes, em Atenor e Teixeira, duas localidades da freguesia, garantindo que nem as comunicações do SIRESP funcionam junto ao rio.
"Nas arribas do Douro, para onde vão muitos turistas, só se apanha a rede espanhola e já tem havido acidentes em que as pessoas ligam para o 112, número europeu de emergência, mas as chamadas foram atendidas em Espanha, que, depois, as reencaminha para o Porto e dali para o CODU em Bragança. "Atrasa o socorro, o que é perigoso", explicou o autarca. "Andamos a promover as arribas para o turismo e depois nem sequer temos acesso à rede móvel", lamentou Aquilino Ginjo, que já deu conta desses problemas ao presidente da ANACOM - Autoridade Nacional das Comunicações, João Cadete de Matos.
O problema só poderá resolver-se com a criação do roaming nacional. O responsável da ANACOM reconheceu, numa deslocação a Miranda do Douro, na quarta-feira, onde apresentou o diagnóstico às comunicações móveis de voz e de dados no concelho, as falhas no acesso aos serviços.
Antena na associação
Em Atenor só há bom sinal junto à associação cultural. António Preto aproveitou a hora de almoço para tomar café na instituição e dar uma espreitadela na Internet. É o local da aldeia mais bem servido, graças a uma antena ali instalada.
"Hoje até apanho 4G. Muitas vezes só tenho um tracinho", conta António. Os mais velhos recorrem mais ao serviço de voz, mas nem sempre conseguem. "Há dias em que o telemóvel só serve para ver as horas. Em casa tive de instalar uma antena para ter rede de telemóvel", explicou Graciano Gonçalves.
O JN tentou, sem sucesso, obter informações sobre o funcionamento do 112 junto da PSP, que tutela o serviço.
Rede espanhola
A proximidade do concelho com Espanha leva os telemóveis a detetarem a rede espanhola antes da portuguesa. A chamada tem, depois, de ser reencaminhada para Portugal. Minutos preciosos no caso de vida ou de morte.
Aceitável até 20%
A cobertura do sinal de espetro radioelétrico dos sistemas dos três operadores analisados (Meo, Nos e Vodafone) revelou que a cobertura aceitável varia entre os 20% da Meo e os 18% na NOS e 18% na Vodafone.