
Carrinha ficou dentro do buraco que se abriu na via
Foto: DR/Sofia Rocha
O chão do rossio de Leiria voltou a abater, ao amanhecer deste sábado, quando uma carrinha frigorífica ia a passar, tendo a parte da frente ficado enterrada, num buraco com cinco metros de diâmetro e três metros de profundidade. O condutor saiu ileso.
A garantia é dada ao JN por Luís Lopes, vereador da Proteção Civil da Câmara de Leiria, que justifica o abatimento do solo com a intensidade da chuva. "O caudal, desta manhã, acabou por arrastar as terras que estavam em cima de dois coletores de águas pluviais."
Foto: DR/Sofia Rocha

Carrinha ficou dentro do buraco que se abriu na via. (Foto: Município de Leiria)

(Foto: Município de Leiria)
Leia também Aviso laranja de mau tempo em cinco distritos
"São estruturas muito antigas, com dezenas e dezenas de anos, onde circula cada vez mais gente e existe mais pressão", explica Luís Lopes. Nesse sentido, admite proibir o tráfego rodoviário e eliminar a zona de cargas e descargas naquela zona específica, junto à Praça Rodrigues Lobo.
O autarca assegura que a reparação vai ter início ainda este sábado, com o reforço do caneiro (canal de escoamento de águas), para que não volte a ceder. "Vamos ter de abrir (a cratera) ainda mais para analisar as estruturas todas, mas é impossível dizer que não volta a acontecer."
Apesar do aparato, Luís Lopes assegura que o condutor do veículo , que ia fazer uma entrega a um restaurante, "saiu do interior pelos próprios meios e sem ferimentos". Nos últimos dois anos, esta é terceira vez que o piso abate no rossio, devido à chuva intensa.
