Escola de Aver-o-Mar ganhou a 1.ª edição do Concurso “E se…?”, promovido pelo Centro do Clima da Póvoa de Varzim.
Corpo do artigo
O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar venceu a 1.ª edição do Concurso “E se…?”, organizado pelo Centro do Clima da Póvoa de Varzim. Agora, ganharam cinco mil euros, destinados à construção de um charco, à plantação de árvores e à edificação e um anfiteatro ao ar livre.
“Soluções verdes para combater as alterações climáticas”. Era este o título do projeto, desenvolvido por um grupo de alunos da EB 2,3. A ideia é aproveitar um espaço livre no terreno da escola para a construção de um charco que, como explicam no vídeo promocional, “funcionará como um filtro natural, prevenindo inundações e carregando os lençóis freáticos”, enquanto “absorve o calor e aumenta a biodiversidade”. Em volta haverá árvores, que são poderosos agentes a reter CO2. Ali ao lado, ficará ainda um auditório ao ar livre, destinado a eventos culturais e ponto de encontro para o debate sobre sustentabilidade, resiliência e alterações climáticas.
“Um passo de cada vez para combater as alterações climáticas”, resume o vídeo do projeto, que conquistou mais de 550 votos.
O concurso de ideias foi lançado no início de novembro. O objetivo era premiar soluções imaginativas que ajudem o concelho “a concretizar uma transição ecológica para um território mais saudável, seguro, resiliente, feliz, inclusivo e justo”. O projeto, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, tinha na final quatro projetos: para além do vencedor, havia ainda “Rotas pelo Clima”, do Movimento Póvoa em Transição, “Economia Local pelo Clima” – um mapa do comércio local sustentável, do Made In Póvoa de Varzim e “Sacos do Pão como base da economia circular”, de Ana Milhazes. Esta foi a 1.ª edição de um concurso que o Centro do Clima espera que se repita e “marque a diferença na aceleração da ação climática da Póvoa”.