O artista plástico Charters de Almeida vai instalar uma escultura denominada "Jardim Suspenso" na Praça D. Maria II, em Famalicão, bem perto do edifício da Fundação Cupertino de Miranda, que é revestido com painéis de azulejos da sua autoria. A inauguração é no próximo dia 22.
Corpo do artigo
Trata-se de uma obra construída em aço corten e com 5 metros de altura. Segundo o artista, “as sombras projetadas pela escultura são flores enquanto a luz as desenhar” representando "sempre um sinal de esperança”. A escolha da praça para instalar a obra tem a ver com a "novidade da sua expressão formal, de ter a presença dos elementos água, luz, flores, árvores”, segundo Charters de Almeida.
Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão, crê que esta escultura vem "reforçar" a importância da Fundação no centro urbano. Para o autarca, "Jardim Suspenso" é “um tratado ao valor da memória e à sua importância de permanecer viva. Um sinal de esperança sempre atual no espaço público a interpelar em permanência o visitante para os valores da arte, da identidade e do humanismo”.
A obra é um investimento municipal de 55.500 euros.