Chef que venceu concurso mundial entre os 26 homenageados no Dia da Cidade de Viana do Castelo
Nelson Freitas de 28 anos, natural de Viana do Castelo e vencedor do S.Pellegrino Young Chef Academy, um concurso que premeia os melhores chefes de cozinha a nível mundial com menos de 30 anos, vai ser galardoado pelo município com o título de "Cidadão de Mérito".
Corpo do artigo
O jovem chef, com origem na freguesia de Barroselas e que integra a equipa do restaurante Fifty Seconds, em Lisboa, será um dos 26 homenageados, entre personalidades, instituições e empresas, pela câmara municipal, a 20 de janeiro, Dia da Cidade de Viana do Castelo.
Além de Nelson Freitas, galardoado "pelos relevantes serviços prestados à gastronomia e pelo reconhecimento internacional como melhor jovem Chef do Mundo, mais nove personalidades receberão títulos de "Cidadão de Mérito", entre eles João Chavarria, figura proeminente da organização da Romaria de Nossa Senhora d"Agonia (desde 1975), nomeadamente, na elaboração dos famosos tapetes de sal colorido que enfeitam as ruas da Ribeira, na véspera e dia da Procissão ao Mar. Está também ligado ao desenvolvimento da modalidade de hóquei em patins em Viana do Castelo. Destacados serão ainda o treinador de futebol Rogério Gonçalves, Maria da Conceição Ribeiro (a título póstumo), reconhecida por ações no âmbito do voluntariado e associativismo, António Araújo de Sousa (a título póstumo), antigo pároco, capelão militar na Guerra do Ultramar e no Exército,
Manuel Araújo, como divulgador das tradições no mundo, e o antigo diretor do jornal "Vianense", Matias de Barros (a título póstumo). Vão ser homenageados ainda Luciano Moure (a título póstumo), que foi presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, Eva Silva (a título póstumo), da área do ensino e causas sociais, e o ex-Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Sebastião Pires Ferreira.
Na sessão solene comemorativa do Dia da Cidade de Viana, vão ser agraciados com títulos de "Cidadão de Honra", Reis Ribeiro (a título póstumo), pelos "notáveis serviços prestados à Igreja e à imprensa religiosa local e nacional", o cirurgião Adriano de Magalhães, o psicólogo clínico Luís Gonzaga Marques e o empresário António da Silva Parente, do grupo Madre. Um título de "Cidadão Honorário" será atribuído ao General
Eduardo Mendes Ferrão, "pelos notáveis serviços prestados ao país, como militar, e pelo seu compromisso em envolver a nossa cultura e identidade nas Comemorações do Dia do Exército, realizadas (em 2023) Viana do Castelo, tornando este evento memorável para os vianenses".
A Assembleia Vianense, a Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação dos Antigos Alunos da Escola Técnica de Viana do Castelo, o Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha e a Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo, vão ser homenageados como "Instituições de Mérito". E vão ser galardoadas como "Empresas de Mérito", o Café das Neves (existe desde 1948), a Casa Salgado (1953), Mármores Longarito (1973), o Hotel do Parque (1972) e Luís Modas (1973).
A 20 de Janeiro de 1848, D. Maria II elevou à categoria de cidade a "Vila de Viana da Foz do Lima", atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo, como reconhecimento da coragem e lealdade da guarnição do Castelo de Santiago da Barra. Habitualmente, a data é comemorada com uma sessão solene que inclui a atribuição de títulos honoríficos.