Este sábado amanheceu com chuva e obrigou ao cancelamento do programa da manhã da Romaria d'Agonia, mas à tarde o tempo permitiu arrumar os guarda-chuva e a cidade de Viana do Castelo encheu-se para o cortejo histórico e etnográfico. Este ano dedicado à história da produção de cerâmica contou com 3000 figurantes.
Corpo do artigo
O longo desfile histórico e etnográficvo contou com cerca de 3000 mil figurantes e 38 carros alegóricos em 141 quadros. Os trajes à vianesa, de Festa da Ribeira e de Cerimónia (Morgada, Mordoma, Noivos e Noivas) desfilaram às centenas, envergados por gente de todas as idades e muitas crianças. O público vindo um pouco de todo o país, muitos em excursões, apinhou-se para assistir tarde fora já com o sol a espreitar por entre nuvens.
"Somos três irmãs e somos de Espinho. Viemos numa excrusão. É a primeira vez. 'Ó meu amor de algum dia havemos de ir a Viana'...", brincou Fátima, debruçada, ao lado das "manas" Inês e Fernanda, nas grades da Avenida dos Combatentes, à espera do cortejo.