Chuva forte provoca inundação e deslizamentos de terras no concelho açoriano de Povoação
A chuva forte causou, esta quinta-feira, cinco ocorrências no concelho da Povoação, na ilha de São Miguel, nos Açores, nomedadamente uma inundação numa habitação e deslizamentos de terras, sem causar danos pessoais, foi revelado.
Corpo do artigo
Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores adiantou à agência Lusa que até às 13 horas locais (14 horas em Portugal continental) de hoje "foram registadas cinco ocorrências no concelho da Povoação", em concreto "uma inundação numa habitação e quatro movimentos de massa", ou sejam deslizamentos de terra, mas que "não comprometeram a circulação automóvel".
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou hoje os avisos amarelos emitidos para as ilhas dos grupos Oriental e Central dos Açores, devido às previsões de "precipitação por vezes forte".
Na quarta-feira, o IPMA emitiu um aviso meteorológico amarelo para as ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) até às 9 horas locais (10 horas em Portugal continental) de hoje e para as ilhas do grupo Oriental (Santa Maria e São Miguel) até às 12 horas locais (13 horas em Portugal continental) desta quinta-feira.
Numa atualização, o IPMA estende até às 15 horas locais (16 horas em Portugal continental) de hoje o aviso amarelo para o grupo Oriental, por causa da possibilidade de chuva por vezes forte.
Para as ilhas do grupo Central o aviso amarelo estende-se até às 18 horas locais (19 horas em Portugal continental) de sexta-feira.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.