Ligação entre as duas cidades tem uma extensão de quatro quilómetros e representou um investimento de três milhões de euros.
Corpo do artigo
A Câmara de Paços de Ferreira inaugurou este domingo uma ciclovia que liga a cidade a Freamunde. Com uma extensão de quatro quilómetros e um investimento de mais de três milhões de euros, o novo percurso vai dar mais segurança aos ciclistas e caminhantes, trazendo ainda vantagens em termos de mobilidade urbana e melhoria ambiental.
O projeto, pensado no âmbito do plano da mobilidade urbana sustentável, é segundo Humberto Brito, edil de Paços de Ferreira, “uma das obras mais simbólicas” da autarquia, sendo uma “alavanca para o desenvolvimento do município e para o crescimento do território”, por estar numa zona onde existe o maior centro de mobiliário da Europa e junto a um centro comercial.
A faixa ciclável - que atravessa as freguesias de Paços de Ferreira, Freamunde e Carvalhosa - teve apoio comunitário e vem melhorar a mobilidade e acessibilidade no concelho, assim como a qualidade de vida dos seus cidadãos. E hoje foi experimentado por várias pessoas que se deslocaram ao local onde decorreu a inauguração.
Marlene Leão foi com o marido e o filho experimentar a nova via. “Traz mais segurança, porque esta é uma estrada muito movimentada e o facto de ter a ciclovia, facilita a vida a quem quer fazer exercício físico”, referiu.
Também Vítor Monteiro foi experimentar, pela primeira vez, a ciclovia que faz a ligação entre as duas cidades. “Já costumo andar de bicicleta, sempre que posso, e acho ótimo que se façam estas coisas para promover o desporto e a atividade ao ar livre, que faz sempre bem”, assegurou.
Goreti Ribeiro acedeu ao convite do município e foi, em família, fazer o percurso. “Esta nova via será muito mais segura para os ciclistas, mas também traz mais segurança aos condutores”, frisou.