O sonho de se tornar num master sommelier, o maior grau de instrução de um profissional especializado em vinhos, pode começar com uma simples taça de vinho que desperta o paladar. O curso está a decorrer até amanhã, terça-feira, no The Lodge Wine and Business Hotel, em Gaia.
Corpo do artigo
O primeiro exame da Court of Master Sommeliers teve lugar em Londres, em 1969. Passados 50 anos, apenas 269 pessoas conseguiram o título de master sommelier. Este ano, Portugal é pela primeira vez palco da "mais alta formação para sommeliers do mundo", sendo que, dois dos 269 são portugueses.
O curso da Court Of Master surge no âmbito da parceira entre a Martins Wine Advisor e a The Wine Agency e tem em Gaia. A escolha do local pareceu óbvia para Cláudio Martins, CEO da Martins Wine Advisor, que refere que "é perfeito para uma imersão no mundo dos vinhos portugueses, estando rodeado pelas melhores marcas de vinho do Porto nacionais", afirma.
Preenchidas as 50 vagas disponíveis, a formação juntou pessoas dos mais diversos pontos do mundo. Os interessados por conquistar "um dos mais desejados títulos do mundo da sommelier" não eram apenas portugueses.
Petar Mzadenovic, de 26 anos, veio de Malta para aprofundar os seus conhecimentos. "Já estudei vinhos, mas inscrevi-me para entendê-los na perspetiva dos especialistas da Court", mencionando que já trabalhou como profissional num restaurante com estrela Michelin.
É de pequenino que se torce o pepino e Petar não é exceção. Desde tenra idade que trabalha com vinhos. "O meu avô costumava fazê-los e eu ajudava, mesmo quando ainda era pequeno." O vinho já se encontra no histórico da família de Petar há muito tempo. "Quando era mais novo gostava de o beber e agora gosto de o estudar", refere.
Dimitri Mesnard, presidente do conselho de administração da Court of Master Sommelier, e Bryan Dawes, responsável pela área educativa da Court, são dois dos quatro formadores master sommeliers que lecionam na formação. Ambos realçam a importância dessa formação acontecer no Porto. "É uma cidade muito célebre pelos seus vinhos e faz todo o sentido realizar-se aqui as formações".
O curso fecha amanhã as portas, no entanto, a presença está garantida no Porto para 2023.