Cinco cientistas vão "embarcar" esta segunda-feira, pelas 14 horas, numa missão análoga a Marte, ao entrarem numa estrutura (dome) junto ao Observatório Astronómico do Lago-Alqueva, em Monsaraz, que recria as condições de vida experienciadas por astronautas no "planeta vermelho".
Corpo do artigo
A "Monsaraz "Mars Analog Mission", a primeira do género em solo português, integra o World"s Biggest Analog, uma iniciativa internacional que conduzirá a maior missão de simulação espacial de prova de conceito. Vai estar a decorrer até dia 25 de outubro.
A missão visa simular uma viagem a Marte. No "habitat" vai estar uma equipa de cinco elementos, composta pelos investigadores portugueses Pedro Pedroso, Rafael Rebelo e Diogo Paupério, e por duas cientistas internacionais, Florence Basubas (Filipinas) e Nadine Duursma (Países Baixos). Sob o comando de Pedro Pedroso, engenheiro aeronáutico, controlador de tráfego aéreo e astronauta análogo, irão realizar experiências científicas e fazer as atividades normais do dia-a-dia, como as refeições (comida desidratada) e o descanso. Também irão realizar atividades no exterior, usando fatos espaciais, para recolher amostras, fazer ensaios, testar um drone e acompanhar, através de um software com câmaras, o percurso de um rover.
Ana Pires (investigadora do INESCTEC) e Slavka Andrejkovičová (investigadora da Univ. Aveiro e colaboradora da NASA)
Ana Pires, investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência - INESC TEC, que se distinguiu como sendo a primeira mulher portuguesa cientista-astronauta e foi comandante da missão CAMões, vai liderar as atividades no Centro de Controlo de Missão, juntamente com Slavka Carvalho Andrejkovičová, da Universidade de Aveiro e colaboradora na NASA.
O objetivo, explicou Ana Pires ao JN, é "provar o conceito, que Portugal está mais do que preparado para os voos tripulados". "Estes treinos ajudam a perceber as dificuldades de viver no espaço", permitindo testar tecnologias e lidar com o isolamento, entre outros aspetos da vida de um astronauta.
A "Monsaraz Mars Analog Mission" é liderada pelo Observatório Lago-Alqueva, tendo como parceiros científicos e tecnológicos o INESC TEC, a Universidade de Aveiro e a NATIXIS. A missão conta, ainda, com o apoio da Associação Os Montanheiros.