
Foto: Francisco Pinto/Lusa
As medidas de apoio à criação de emprego e microempreendedorismo da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CITTM) vão permitir a criação de 78 novos postos de trabalho nos nove concelhos do seu território.
Os empregos resultam da aprovação de 34 candidaturas, com um investimento global de 4,7 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu Mais (FSE+), no âmbito do Programa Regional do Norte 2030, que vão permitir "contribuir de forma significativa para o desenvolvimento económico e social das Terras de Trás-os-Montes", informou a presidência da CITTM.
Esta entidade salienta o contributo "decisivo" dos fundos comunitários para o desenvolvimento económico e social dos municípios da sua área de intervenção.
A relevância das candidaturas apresentadas e as necessidades identificadas levaram a CIM-TTM a reforçar a dotação inicial em mais meio milhão de euros, permitindo assegurar o financiamento de todos os projetos elegíveis. "Esta decisão reflete o esforço da Comunidade Intermunicipal em criar condições efetivas de apoio ao empreendedorismo e à criação de emprego nas Terras de Trás-os-Montes, setores fundamentais para a dinamização económica e consequentemente para o desenvolvimento do território", acrescentou a fonte.
Os investimentos aprovados abrangem diversos setores de atividade, incluindo projetos na área da economia social, iniciativas empresariais e projetos de autoemprego, bem como o microempreendedorismo, promovendo a criação de emprego sustentável e o desenvolvimento económico local, com especial enfoque nos territórios de baixa densidade.
