Cinco crianças entre os dez feridos em intoxicação com monóxido de carbono em Coimbra

Incidente terá tido origem numa braseira e provocou 10 feridos leves
Foto: Bruno Lisita / Arquivo
Dez pessoas, entre as quais cinco crianças, ficaram esta quinta-feira feridas, sem gravidade, por intoxicação por monóxido de carbono numa habitação na Rua da Fonte de Santo Antão, na povoação de São Martinho de Árvores, no concelho de Coimbra. As vítimas, consideras leves, foram todas encaminhadas para unidades hospitalares do município.
O alerta foi dado cerca das 8.10 horas da manhã desta quinta-feira, após uma das vítimas ter ligado para os meios de socorro por se sentir indisposto. Na habitação, onde reside um casal e os três filhos, estavam mais mais dois adultos e três crinças, que pernoitaram na casa para festejar o Natal.
De acordo com os Bombeiros Sapadores de Coimbra, o incidente terá tido origem num fogareiro a lenha, que os moradores deixaram aceso para cozinhar um prato típico africano, que leva algumas horas a confecionar, para servir no almoço de dia 25 de dezembro. O incidente provocou dez vítimas: cinco adutos, com idades entre os 22 e os 44 anos, e cinco crianças, com idades entre os dois meses e os 12 anos. As crianças foram encaminhadas para o Hospital Pediátrico de Coimbra e os cinco adultos para o Hospital Universitário de Coimbra.
Na sequência do alerta deslocaram-se à habitaçã cerca de 31 operacionais, apoiados por 13 viaturas.A mesma fonte indicou que para socorrer as vítimas foi necessário ativar 10 ambulâncias - dos bombeiros Sapadores e Voluntários de Coimbra, Montemor-o-Velho e Cantanhede, e da Cruz Vermelha Portuguesa e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) -, que tiveram ainda o apoio da viatura médica de emergência e reanimação (VMER/INEM) do hospital da Figueira da Foz e da GNR, que tomou conta da ocorrência.
Segundo os Bombeiros Sapadores de Coimbra, foi realizada a ventilação da habitação, tendo a ocorrência dada por encerrada 1.30 horas depois do alerta.

