Cinco feridos em acidente com ácido nítrico no Instituto Ricardo Jorge no Porto
Cinco pessoas ficaram feridas, esta sexta-feira de manhã, num acidente de trabalho, com ácido nítrico, no centro do Porto.
Corpo do artigo
O acidente aconteceu no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), na rua de Alexandre Herculano, no Porto, cerca das 11.30 horas. Segundo apurou o JN no local, o incidente decorreu por manuseamento de ácido nítrico a 60%.
Uma vítima, uma mulher na casa dos 40-50 anos, inspirou mais cuidados, apresentando queimaduras na cara e no pescoço. Por volta das 13 horas, estava a ser assistida pelo INEM no local e foi posteriormente encaminhada para o Hospital de São João. Há ainda quatro feridos ligeiros (duas mulheres e dois homens) que estavam, à mesma hora, a ser assistidos no local, por inalação de fumos, mas que, por precaução, também foram encaminhados para o São João.
Os Sapadores Bombeiros chegaram prontamente ao instituto e evacuaram o 5.º e o 6.º pisos do edifício, tendo depois procedido à descontaminação do local.
Ao terreno acorreram meios dos Sapadores do Porto e do INEM, com uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital de Santo António, além da PSP e da Polícia Municipal.
O acidente obrigou ao corte da estrada.
Contactado pelo JN, o gabinete de comunicação do INSA confirmou o acidente de trabalho, salientando que, de imediato foram acionados os procedimentos internos.

