Um total de 250 meninas vai marcar presença, a 20 de janeiro, na Festa das Fogaceiras, feriado municipal em Santa Maria da Feira.
Corpo do artigo
As meninas vestidas de branco, com a fogaça à cabeça, irão integrar a habitual procissão, cumprindo mais uma vez o voto ao mártir S. Sebastião, efetuado em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população.
Maria, Leonor, Inês, Benedita e Helena, cinco irmãs feirenses, serão o "rosto" da Festa das Fogaceiras. "Representam, na sua plenitude, o orgulho e o sonho de ser fogaceira", justifica a autarquia.
As duas mais velhas [Maria e Leonor, 13 e 11 anos] já participaram na festividade e querem repetir a experiência. A irmã do meio [Inês, 9 anos] "está ansiosa pela sua estreia".
"As duas mais novas [Benedita e Helena, 5 e 2 anos] sabem que têm de esperar pelos 8 anos, mas o entusiasmo já é notório", é, ainda, referido.
A organização diz que se trata de uma mensagem que reforça "a importância de preservar a tradição secular das Fogaceiras, transmitida de geração em geração através da família".
"As meninas fogaceiras sabem que esta festa, celebrada a 20 de janeiro, feriado municipal em Santa Maria da Feira, teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população".
Em troca de proteção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado Fogaça.