Festival gastronómico acontece este sábado no mercado municipal de Mirandela. São esperadas mais de quatro mil pessoas.
Corpo do artigo
Este sábado ao almoço, 31 restaurantes de Mirandela vão confecionar cerca de cinco mil litros de rancho - uma iguaria típica da cidade de Mirandela, que mistura grão-de-bico, carnes, batata, massa e presunto - para um manjar ao ar livre, no mercado municipal da terra, onde são esperadas milhares de pessoas. Trata-se do Festival Gastronómico do Rancho, um prato faz parte das ementas de praticamente toda a restauração do concelho, às quintas-feiras, dia em que acontece a feira semanal.
Vítor Correia, vereador da Câmara de Mirandela, acredita numa enorme adesão: “Esperemos que se ultrapasse o número de visitantes do ano passado, que foram cerca de quatro mil, são sempre as nossas expetativas.”
Pelo segundo ano consecutivo, o evento, organizado pelo Município em colaboração com a Associação Comercial e Industrial, integra o concurso para eleger o melhor rancho deste festival, através do modelo de provas-cegas, com um painel de jurados.
“A apreciação será feita por um júri muito específico, muito credenciado e este ano até aumentamos o número, fizemos dois painéis para acelerarmos o processo de avaliação”, conta o vereador, para quem este evento, além de promover a iguaria, é também importante para dar a conhecer o território e dinamizar a economia local. “Queremos conquistar públicos novos e este festival acaba sempre por ser mais um fator da atratividade, porque as lojas tradicionais estão aí disponíveis para as alheiras, outros enchidos e outros produtos endógenos que temos pelo que o festival é também um veículo promotor da nossa cidade, do nosso concelho”, acrescenta.
Vítor Correia adianta que, na edição deste ano, a organização vai tentar sensibilizar os proprietários dos restaurantes presentes para um maior racionamento nas doses a servir. “É impossível que qualquer pessoa experimente os 31 ranchos. As pessoas vão experimentar um, dois, três ranchos, eventualmente quatro, enfim. O que se verifica muitas vezes é que quem está a servir o rancho procura encher a tigela. Temos de ter uma ação de sensibilização para colocar menos rancho, porque algum pode ser deitado fora. Temos de promover o combate a esse desperdício. Talvez se os restaurantes servirem menos rancho, haja mais possibilidade de circular por todos e assim mais pessoas podem provar a diversidade”, explica.
Pão, vinho e cinco mil litros de rancho, um prato típico de inverno que se degusta com colher, dão vida ao almoço deste sábado preparado por 31 restaurantes locais. O kit de degustação - com malga, colher, e caneca incluídas - custa 7,5 euros.