Mais de três dezenas de restaurantes vão confecionar a iguaria típica mirandelense na oitava edição do festival gastronómico do rancho. A Organização (Município e Associação Comercial) conta receber milhares de apreciadores do prato tradicional de Mirandela no mercado municipal.
Corpo do artigo
Este sábado, 33 restaurantes do concelho de Mirandela vão confecionar cinco mil litros de rancho para um almoço ao ar livre, no mercado municipal da cidade, onde são esperadas milhares de pessoas, para degustar esta iguaria típica mirandelense - que mistura grão-de-bico, carnes, batata e massa – um prato que faz parte das ementas de toda a restauração, às quintas-feiras, dia em que acontece a feira semanal.
Trata-se da sétima edição do Festival Gastronómico do Rancho de Mirandela, sendo que a grande novidade desta edição é “a criação do concurso para eleger o melhor rancho, através do modelo de provas-cegas, assegurado por um painel de jurados”, revela a presidente do Município de Mirandela, Júlia Rodrigues.
O evento, que é fruto de uma organização conjunta entre a autarquia e a Associação Comercial e Industrial, “pretende promover a economia local, dinamizando o tecido empresarial da restauração do concelho”, acrescenta a autarca.
Para além da promoção desta iguaria, a presidente do Município entende que a iniciativa também serve “para promover o próprio território e os nossos produtos endógenos, como o pão, o vinho, os queijos, o mel, e outros”, adianta.
Desde 25 de janeiro, está a ser feita a pré-venda de kits que incluem uma malga, uma caneca, uma colher e senhas para levantar o pão e o vinho, no valor de 7 euros, e que permite ter direito às doses que cada um entender, nos restaurantes à escolha.
A organização adianta que os restaurantes vão confecionar cerca de cinco mil litros, o que passa a ser um novo recorde (o anterior era de 4300 litros, em 2023) e conta vender perto de quatro mil kits.
Além da degustação gastronómica, o Festival terá também a vertente de música e animação assegurada por grupos locais.