As portas do emblemático Cine-Teatro de Amarante reabrem à população nos dias 23 e 24 de setembro, para dois concertos dos amarantinos Marco Rodrigues e Noble, respetivamente às 21.30 horas e às 18 horas, cuja receita reverterá para os bombeiros.
Corpo do artigo
O espaço que foi alvo de uma profunda requalificação, onde foram investidos 5,5 milhões de euros, e tem uma sala de espetáculos com 386 lugares, uma livraria e um “Piano Bar & Vinoteca".
A empreitada de requalificação iniciou-se a 23 de maio de 2019 “e, após um intenso processo de recuperação e os constrangimentos dos anos de pandemia, o espaço está pronto a ser inaugurado” pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, no dia 19 de setembro, revela fonte autárquica.
Situado na margem esquerda do rio Tâmega, junto ao Parque Florestal, o CineTeatro de Amarante foi inaugurado em 1947 como sala de cinema e assim funcionou até à década de 1980. Depois, o edifício, onde já funcionava um minicentro comercial, foi alugado para dois estabelecimentos de diversão noturna - uma danceteria, a Sétima Arte e uma boîte, o Diamante Negro, esta última acabaria por encerrar na sequência da tragédia do Meia Culpa.
Três anos depois, em julho de 2000, a Câmara Municipal de Amarante, sob a gestão do socialista Armindo Abreu, "adquiriu o edifício", já bastante degradado, "com o objetivo de o devolver à cidade e o recuperar como equipamento cultural". O arranque da requalificação, porém, começou em maio de 2019 pela mão da governação autárquica do social-democrata José Luís Gaspar.
A obra, financiada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional em 85%, teve um custo global de 5,5 milhões de euros.
Amarante, Cidade Criativa da Música da UNESCO, ganha, assim, um novo espaço cultural que permitirá continuar, dentro de portas, a programação regular que tantos atrai durante os meses de verão. "Consistente, relevante e inclusiva, a programação do Cine-Teatro terá produções próprias, coproduções e acolhimentos com vista a criar caminhos de transversalidade com outras áreas de conhecimento e desenvolvimento, sem descurar os eventos que já fazem parte da génese amarantina", garante o executivo de José Luís Gaspar.
O Cine-Teatro "será um espaço de encontro que irá fortalecer a identidade do concelho e reafirmar a aposta na Cultura, tornando Amarante um local ainda mais atraente para viver e para visitar", acrescenta a fonte.
Concertos de Marco Rodrigues e Noble
Para o fim-de-semana de inauguração, o Cine-Teatro apresenta dois artistas naturais de Amarante.
Sábado, dia 23, às 21.30 horas, o fadista Marco Rodrigues regressa a casa com o seu mais recente disco, “Judite”, sucessor do bem-sucedido “Copo Meio Cheio” e de “Fados do Fado” – nomeado para um Grammy Latino. “Judite”, nome escolhido em homenagem à mãe do fadista, foi criado e produzido após o seu desaparecimento prematuro, sendo, por isso, o álbum mais emotivo de Marco Rodrigues.
No domingo, dia 24, às 18 horas, o palco do Cine-Teatro recebe Noble – designação artística de Pedro Fidalgo – que vai apresentar o seu mais recente single “I Give Up”, e também temas dos dois álbuns já editados, dos quais fazem parte temas como “Honey”, “Beautiful” e “Lost on You”.
A receita reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Amarante e dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã.
Os bilhetes para cada concerto custam 10€ e estão disponíveis on-line (https://cineteatroamarante.bol.pt) e na bilheteira do Cine-Teatro.