Turim, em Lisboa, sala por onde passaram grandes nomes do espetáculo, promete ser espaço de "encontro de gerações" com Sétima Arte, sala de jogos, matinées, comédia e francesinhas de Braga.
Corpo do artigo
O primeiro cinema da zona norte de Lisboa, fundado em 1983, reabriu este sábado, após quase duas décadas fechado. Pelo cineteatro Turim, em Benfica, passaram vários artistas de renome, como Nicolau Breyner, Francisco Nicholson e Fernando Tordo, e muitos viram aqui o primeiro filme da sua vida. Agora, renovado, promete ser local de "encontro de gerações", com matinés de cinema, teatro infantil, stand-up comedy, máquinas de jogo, e francesinhas de Braga.
Henriqueta e João Pereira, casal a morar em Benfica há décadas, olham nostálgicos para a fachada do cineteatro Turim. "Tenho muitas memórias aqui, vinha com os meus sobrinhos. Já tínhamos saudades", conta ela. Entre os habitantes mais antigos, não há quem não tenha uma ligação especial à sala de cinema agora devolvida à freguesia. "Havia sempre um filme por semana, vinha muito ao final do dia", conta Fátima Loja. Lurdes Silva, que começou a trabalhar no Turim em 1983, lembra que o espaço foi o primeiro cinema de Benfica e dos primeiros da cidade. "Naquela zona ainda não havia centros comerciais, só havia cinemas na Baixa. Os espectadores vinham de todo o lado e muitos diziam que viram o primeiro filme da vida ali, como o "E.T: o extraterrestre"", recorda, saudosista.