A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) e a Santa Casa da Misericórdia de Cinfães (SCMC) vão criar, no edifício Dr. Arnaldo Reimão da Fonseca, uma Unidade de Fisioterapia naquele concelho do Douro Sul.
Corpo do artigo
A criação da infraestrutura foi protocolada esta segunda-feira, em cerimónia que decorreu na Biblioteca Municipal de Cinfães, pelo presidente do Conselho de Administração da ULSTS, António Henrique Capelas e o provedor da SCMC, Jorge de Noronha.
O serviço, numa primeira fase, vai funcionar no edifício da Unidade de Cuidados Continuados da SCMC. Mais tarde, será transferido para outro edifício, propriedade da SCMC, junto à Câmara Municipal de Cinfães.
Deste modo, os utentes do Serviço Nacional de Saúde que necessitem de tratamentos de Medicina Física e Reabilitação podem fazê-lo em Cinfães sem terem que se deslocar ao hospital Padre Américo em Penafiel.
O autarca de Cinfães, presente na cerimónia, fez notar que o serviço “não representa apenas um avanço na área da saúde, mas também trará benefícios significativos para a fixação da população e a criação de emprego”. Em causa, segundo o edil, está a “necessidade de contratar” diversos profissionais e pessoal auxiliar, por um lado e, por outro, “atrairá pessoas dos concelhos vizinhos que necessitem de fisioterapia e reabilitação, contribuindo para a dinamização do comércio local”.