A circulação na linha do Douro está interrompida entre as estações do Pocinho e Régua devido ao descarrilamento de um comboio, com 35 passageiros, provocado por um deslizamento de terra e pedras.
Corpo do artigo
A circulação na Linha do Douro foi interrompida, esta terça-feira de manhã, entre as estações do Peso da Régua e do Pocinho. Segundo informou a Infraestruturas de Portugal (IP), a interrupção deveu-se ao "descarrilamento parcial de um comboio" por volta das 8.20 horas, perto do apeadeiro do Ferrão, Sabrosa, devido ao deslizamento de terra e pedras para a linha, "decorrente das intempéries que se têm feito sentir nas últimas semanas".
O comboio transportava 35 passageiros, mas nenhuma sofreu qualquer tipo de ferimentos. A IP garantiu que não se registaram danos na infraestrutura ferroviária, prevendo-se o "restabelecimento da circulação após o carrilamento dos bogies", o que só acontecerá "quando estiverem garantidos todos os requisitos de segurança".
Segundo fonte da IP, o descarrilamento ocorreu numa "zona de difícil acesso", o que poderá criar algumas "dificuldades técnicas" à retirada do comboio daquela zona.
Os técnicos da IP já estão no local a proceder aos trabalhos de carrilamento da composição, limpeza da via e avaliação dos estragos provocados na linha.
Os passageiros foram transportados para a Régua numa automotora que estava estacionada naquela estação. Segundo a CP, o transbordo entre as estações do Peso da Régua e do Pocinho será feito de autocarro até a retoma da circulação.
O comboio partiu do Pocinho, às 7.17 horas, e deveria ter passado no apeadeiro do Ferrão às 8.22 horas, tendo chegada prevista ao Peso da Régua, às 8.40 horas. O apeadeiro do Ferrão situa-se no troço entre o Pinhão e Covelinhas.