Guimarães vai receber, este domingo, a XXII Edição do Passeio dos Clássicos Citroën, num ano em que se celebra o 75 º aniversário do icónico “Dois Cavalos” , automóvel que foi apresentado ao mundo no Salão Automóvel de Paris, em 1948.
Corpo do artigo
O passeio é organizado pelo Grupo Filinto Mota, que iniciou a representação da marca em 1934, sendo o concessionário Citroën mais antigo do mundo em atividade. E todos os anos celebra a história da marca homenageando os seus modelos icónicos do período de 1919 a 1988, entre os quais, o Citroën Traction Avant “Arrastadeira”, o Citroën DS “Boca de Sapo”, o Citroën 2CV “Dois Cavalos”, o desportivo Citroën SM, o Citroën Mehari e muitas outras estrelas do legado da Marca dos “Deux Chevrons”.
O "dois cavalos" teve um grande impacto no mercado e ninguém ficou indiferente ao seu peculiar design, nem às soluções técnicas, como a suspensão com um sistema de molas longitudinais, ligadas aos braços da suspensão por tirantes e com amortecedores de fricção, ou o pequeno motor bicilindrico de 337 cc refrigerados a ar, que debitava 9 cavalos... .
A II Guerra Mundial fez com que o lançamento fosse adiado e a continuação do projeto foi feita em segredo até fim do conflito. Ao longo dos 42 anos de produçáo o pequeno automóvel da Citroën destinado ao público rural, transformou-se num gigante da história do mundo automóvel com um total de 5 milhões de unidades produzidas em diversos países.