A segunda edição do Circuito das Beiras a primeira prova automobilística por etapas organizada em Portugal, vai para a estrada nos dias 27 a 30 de junho. A prova, imaginada por Tavares de Mello em 1920, mantém o percurso de cerca de 400 quilómetro, saindo da Guarda rumo a Coimbra, Castelo Branco e regressando à Guarda.
Corpo do artigo
A rotatividade da prova, organizada pelo Clube Escape Livre, permitiu algumas mudanças em termos de percurso para proporcionar ainda maior prazer de condução e permitindo a visita ao Solar de Tavares de Mello, na freguesia de Casteleiro, no Sabugal, local de nascimento do criador do Circuito das Beiras.
Na apresentação da iniciativa, Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal do Sabugal, sustentou que "devemos honrar o legado deste filho do Casteleiro e do Sabugal e, claro, não poderíamos ficar de fora desta iniciativa que para além de tudo o mais, promove a nossa região."
José Manuel Silva, autarca de Coimbra, destacou o facto "da parceria entre o Clube Escape Livre e Coimbra ter corrido tão bem que, naturalmente, não poderíamos deixar de apoiar este evento. O Escape Livre recuperou uma memória e acabou por ser um desfile magnífico de automóveis antigos que destacou muito a nossa região."
Motos e internacionalização
A alteração do local de partida e chegada permitirá, via parceria entre o Clube Escape Livre e o Moto Clube da Guarda, celebrar a primeira corrida de Motos em Portugal, realizada há 121 anos.
Assim, motos e automóveis vão fazer a primeira etapa do evento em conjunto, adicionando um interesse extra à prova.
Outra novidade da edição deste ano é a internacionalização e, a cerca de dois meses da partida, estão já inscritas quatro equipas estrangeiras que trazem os seus clássicos até Portugal, com destaque para o inglês Rudiger Friedrichs e o australiano Michael Wilkinson, ambos em Alvis de 1933.
Entre os portugueses realce para Pedro Villas Boas, em MG J2 de 1932, Arménio Marques, em Ford A Coupé de 1932, José Reis em Fiat Balila de 1932, José Romão de Sousa em Alvis de 1933, Manuel Simões em Adler de 1936, José Fernandes e Manuel José em Nash de 1938 e David Fernandes, em Fordson de 1952.
O Museu de Salamanca repete a presença com o Berliet de 1926 e o Museu do Caramulo participará com um Minerva e um Packard, ambos dos anos 20.
As categorias de veículos admitidos permanecem as mesmas - pré-guerra e clássicos até 1978 - com a junção dos motociclos com data de produção até 1978.
Para a edição deste ano mantiveram-se as parcerias com o Museu do Caramulo, Museu de História de la Automocion de Salamanca, Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e Automóvel Clube de Coimbra, além do apoio das câmaras municipais de Coimbra, Castelo Branco, Sabugal e a Junta de Freguesia de Casteleiro. O patrocínio continua a ser da Bridgestone e First Stop, com o Grupo Litocar a ser responsável pela marca oficial do evento.