A Associação de Produtores de Pão-de-Ló de Ovar, criada para proteger o doce, foi apresentada ontem mas só conta com cinco elementos. Os outros, incluindo o produtor do famoso Pão-de-Ló S. Luiz, opõem-se à certificação.
Corpo do artigo
Foi apresentada, ontem, a Associação de Produtores de Pão-de-Ló de Ovar, criada com o impulso da Câmara Municipal e que tem por objectivo principal a certificação do famoso doce .
Acontece que, apesar de há muito ser dito que existem cerca de três dezenas de produtores, e a associação estar aberta a todos quantos o desejem, desde que cumpram as regras, o certo é que a associação foi constituída com apenas cinco.
Rui Catalão, presidente da associação, explicou, porém, que esses cinco representam a maioria dos produtores, restando apenas três ou quatro. E que todos os outros não são verdadeiros produtores de pão-de-ló de Ovar, muitos deles não passando de pessoas que fazem o doce em casa e o vendem apenas em ocasiões especiais. E., tal como esses, muitos outros pelo país fora, disse.
E serão todos esses que, segundo a vereadora Conceição Vasconcelos não poderão mais dizer-se produtores de pão-de-ló de Ovar a partir do momento em que o produto for certificado e a marca registada.
Entre eles incluir-se-á, então, o internacionalmente famoso Pão-de-Ló S. Luiz de Ovar, com marca registada desde 1950. É que, Luís Duarte, responsável pela produção do doce que trata por tu desde que nasceu , com a sua família a produzi-lo há 240 anos, opõe-se terminantemente à certificação.
"Enquanto tiver forças, continuarei a opôr-me a um processo feito por políticos que nada percebem de pão-de-ló e que só teve a aceitação por parte de uma meia dúzia de produtores que pensa ganhar alguma coisa em estar protegido pela certificação, quando o que conta para o cliente é a qualidade", criticou Luís Duarte.
"E qualidade o Pão-de-Ló S. Luiz tem, tanto que, posso dizer que é mais famoso que a própria cidade de Ovar. Ovar é conhecido nacionalmente pelo Carnaval, mas o nosso pão-de-ló é conhecido na Europa e em todo o Mundo", acrescentou.
"Se pensam que é a certificação que vai impedir que se produza o pão-de-ló fora de Ovar, estão enganados. Que polícia é que vai impedi-lo?", questionou Luís Duarte em jeito de conclusão.
