Painéis solares instalados no complexo desportivo do Gens S.C. e na envolvente vão permitir fornecer energia ao clube, a instituições locais e a habitações daquela zona de Gondomar. A criação de uma comunidade de energia renovável, que permitirá praticar preços bastantes mais baixos face ao mercado, será oficializada no dia 16. A assinatura do protocolo entre o Gens e a SES Energia está marcada para o parque desportivo do clube, inserindo-se no programa de apresentação da equipa sénior de futebol para a época 2025/2026.
Corpo do artigo
"Esta parceria permitirá que a comunidade local tenha acesso a energia limpa produzida localmente, com redução da fatura energética e maior autonomia e sustentabilidade", sublinha o Gens, em comunicado.
"A criação de uma comunidade de energia renovável no Parque Desportivo de Gens é mais do que um projeto sustentável. É um compromisso com o futuro do Lugar de Gens. Estamos a transformar o nosso clube num motor de mudança, promovendo a transição energética, reduzindo custos e inspirando a comunidade a adotar um modelo mais verde e solidário de viver em sociedade", afirma o presidente do clube, Mário Santos. "Com esta comunidade, todos os domicílios de Gens poderão ter acesso a energia limpa a preços significativamente mais baixos do que os do mercado atual", acrescentou.
"O projeto do Gens SC é um excelente exemplo de como a sociedade se está a motivar em dinamizar comunidades de energia renovável", diz, por sua vez, Bruno Fernandes, da SES Energia.
A comunidade permitirá que a energia gerada pelos painéis solares seja partilhada entre residentes, comércio e instituições. "O modelo segue os princípios da transição energética justa, promovendo uma economia circular, reduzindo a dependência energética externa e assegurando o acesso equitativo à energia limpa", refere o clube.