O Clube Escape Livre, fundado na Guarda a 12 de setembro de 1986, por Luís Celínio e pela equipa do programa "Escape Livre" da Rádio Altitude, anunciou o programa que vai assinalar o seu 40.º aniversário. As atividades, que se estenderão até 12 de setembro de 2026, reafirmam o lema do clube: "O automóvel na promoção e divulgação da região da Guarda".
Corpo do artigo
O programa comemorativo, apresentado no Paço da Cultura, na Guarda, vai ter quatro momentos distintos, cada um a recordar a paixão do clube pelo automóvel e a sua dedicação à região. O primeiro momento foi o lançamento de uma edição especial do vinho Beyra Vinhas Velhas, resultado de uma parceria com o enólogo Rui Roboredo Madeira.
Foram produzidas 400 garrafas com rótulo e embalagem comemorativos, que foram as primeiras a serem distribuídas no evento.
Na ocasião, Rui Roboredo Madeira sublinhou que "o Clube Escape Livre é o maior promotor daquilo que são as melhores coisas que a Beira e o Interior têm como a gastronomia, os vinhos e as paisagens, a uma escala nacional".
"Por isso", referiu, "não poderíamos deixar de nos associar a este marco histórico dos 40 anos do Clube Escape Livre com um produto da região, o vinho Beyra Vinhas Velhas".
Por seu turno, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, deixou uma "mensagem de confiança e esperança: se os primeiros 40 anos foram de conquista e afirmação, os próximos 40 serão, certamente, de renovação. O Escape Livre continuará a ser sinónimo de paixão, de qualidade e experiências únicas e marcantes".
Exposição
As comemorações prosseguem com uma exposição, que destacará dois eventos que marcaram os 40 anos do Clube, como sejam o Rali da Guarda, que arrastava personalidades e jornalistas até à cidade mais alta de Portugal, e a Land Rover Rota Histórica, realizada durante mais de duas décadas. A mostra, que também exibirá todos os títulos e prémios recebidos pelo clube, estará patente entre janeiro e março.
A 21 de fevereiro, no Teatro Municipal da Guarda, vai realizar-se um espetáculo de magia com Luís de Matos, um ilusionista, que tem uma ligação forte ao clube.
Finalmente, o ponto alto das celebrações será o lançamento de um livro comemorativo. Este documento servirá como um registo precioso das quatro décadas de vida do clube, preservando a sua história para as gerações futuras numa edição especial.