Coberturas de centros comerciais e hipermercados destruídas e escolas fechadas em Castelo Branco

A cobertura do centro comercial Alegro "voou" para a via de acesso ao shopping
Foto: Lídia Barata
A cobertura do centro comercial Alegro, em Castelo Branco, ficou parcialmente destruída, tendo os destroços "voado" até à principal via de acesso a este espaço, obrigando ao corte daquela estrada enquanto decorrem os trabalhos de remoção dos escombros.
Esta foi apenas uma das ocorrências registadas na madrugada e manhã desta quarta-feira, provocadas pela tempestade Kristin. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a estação meteorológica de Castelo Branco registou rajadas de vento na ordem dos 137 quilómetros por hora.
Castelo Branco, Proença-a-Nova e Sertã foram os concelhos mais afetados.
O Fórum Castelo Branco também viu a sua estrutura danificada e vários supermercados foram obrigados a encerrar, devido a danos avultados nas coberturas.

Foto: Lídia Barata
Ao início da tarde, o Comando sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa dava conta de que tinham sido ativados os planos municipais de emergência dos municípios de Vila de Rei, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Idanha-a-Nova, autarquias às quais se juntou a da Covilhã.
Registaram-se também danos em telhados de habitações, queda de estruturas e de árvores, muitas delas de grande porte. Há registo de danos em viaturas, no recreio de algumas escolas e até em cemitérios, onde a queda de árvores destruiu algumas campas.

Foto: Lídia Barata
O distrito registou ainda "sérios constrangimentos na distribuição de energia elétrica por parte da E-Redes", mas também ao nível das comunicações móveis, nos municípios de Vila de Rei, Sertã, Oleiros e Proença-a-Nova".
Os municípios de Castelo Branco, Sertã, Vila Velha de Ródão e Idanha-a-Nova encerraram as escolas. No concelho do Fundão, foi encerrado o jardim de infância da Soalheira.
