Adelina, filha do casal ucraniano Iryna e Oleksandr, de 27 e 29 anos, foi a primeira bebé a nascer em Coimbra, com 3,535 quilos.
Corpo do artigo
O nascimento, por parto natural com anestesia epidural, decorreu à meia-noite em ponto, na Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra. O pai da bebé contou ao JN, rindo, que os médicos estavam a fazer a contagem decrescente e que, quando chegaram ao 1, "bum", ela começou a chorar, mostrando que tinha chegado ao Mundo.
A surpresa de Iryna, que refere ainda falar pouco português, deu-se quando soube que havia uma médica ucraniana presente na equipa que assistiu o parto, o que tornou a comunicação muito mais fácil. A mãe refere que, embora a experiência não tenha sido um "conto de fadas", tudo decorreu dentro da normalidade.
A viagem deste casal até Portugal, e Coimbra em específico, não foi simples ou linear, inclusivamente o pai considera-a uma "história ainda mais louca", tendo saído de Kharkiv, na Ucrânia, por causa da guerra, decidiram vir para Portugal com o intuito de trabalharem de forma remota durante um mês e posteriormente conhecerem algumas cidades. No entanto, entre abril e maio de 2022 voltaram a mudar de cidade, desta vez para Montenegro, durante dois meses, para ficarem mais perto da Ucrânia, mas como a guerra não parecia ter um fim próximo, decidiram voltar para Portugal, uma vez que gostam do país.
Depois de terem visitado a cidade de Coimbra e da Figueira da Foz, no verão de 2022, mudaram-se para esta zona de praia. Oleksanser continua a trabalhar remotamente para uma empresa dos EUA e Iryna, que decidiu deixar o emprego numa companhia internacional na qual trabalhou durante cerca de sete anos para procurar o seu caminho, descobriu passado duas semanas, que estava grávida de Adelina. Como diz o pai, "na hora certa". Esta era uma criança desejada e planeada, até porque o casal já tinha sofrido com um aborto no final de 2023, após apenas cinco semanas de gravidez. Decidiram dar um tempo e finalmente chegou Adelina. Desta forma, o pai confidencia: alguns dizem que foi um presente de anos antecipado, pois fará 30 anos daqui a dois dias e outros que foi uma prenda de Ano Novo.
Os avós já foram contactados via Telegram e viram fotografias da menina, tendo desejado felicidades aos recentes pais.