O município de Coimbra vai votar, esta segunda-feira, três propostas para reorganizar percursos e paragens de autocarros. O objetivo é facilitar a circulação dos transportes públicos nas freguesias de Eiras e Santa Clara, onde tem sido registado algum congestionamento de trânsito, e adicionar uma paragem em Brasfemes.
Corpo do artigo
As propostas de alteração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) visam resolver, "de forma definitiva", os constrangimentos causados pelo estacionamento irregular e, no caso da povoação de Eiras, pelas vias estreitas, que prejudicam o serviço e, consequentemente, "os passageiros cujo os destinos são Casal da Rosa, São Paulo de Frades, Lordemão e Redonda".
A solução para esta freguesia, a ser votada esta segunda-feira, é que as linhas 25 (Praça da República - Casal da Rosa), 30 e 30A (Praça da República - Redonda) e 30T e 30F (Praça da República - Lordemão) passem a circular pela Variante de Eiras (Rua de de São Tiago e Rua de Dom Dinis).
"Embora o novo percurso tenha impacto para os passageiros que saíam no interior de Eiras e que agora passarão a sair na variante, considera-se que esta alteração contribui para uma melhoria do serviço dos SMTUC e para a estabilização da rede, uma vez que deixarão de existir alterações de percurso aquando da realização de eventos no centro de Eiras", refere a proposta.
Caso o novo circuito seja aprovado, haverá alteração nas paragens, sendo que se prevê a instalação de três na variante (no sentido Coimbra - Eiras) e a desativação das existentes no centro da localidade (paragens 1565 e 1566).
A linha 31, que liga a Baixa da cidade e a localidade de Cruz de Morouços, passando por Santa Clara e Alto dos Barreiros, também poderá sofrer alterações, uma vez que "enfrenta há vários anos dificuldades de circulação nas zonas da Praceta José de Campos Contente e da Rua Milagre das Rosas, sobretudo devido a estacionamento irregular", refletindo-se em atrasos e viagens perdidas.
Desta forma, a proposta sugere que o fim da circulação na a praceta José de Campos Contente, na rua Milagre das Rosas e na Rua Vitorino Planas, passando a linha 31 a operar na Avenida do Lagar. Devido a esta alteração está prevista a inativação das paragens 1505 e 1517 (Rainha Santa) e a relocalização das paragens 1364, 1365 ,1350, 1351 (Vitorino Planas 1 e 2) para a zona do novo percurso.
"Embora as novas localizações possam impactar os passageiros residentes na praceta José de Campos Contente, na rua Milagre das Rosas e na Rua Vitorino Planas, considera-se que as consequências são relativamente reduzidas uma vez que as novas localizações se mantêm a uma distância inferior a 5 minutos (cerca de 300 metros), valor de referência para a área de abrangência das paragens", pode ler-se na proposta.
Brasfemes
Além destas alterações, há uma proposta para criar uma paragem intermédia, na estrada municipal 537, em Brasfemes, servida pela linha 53T (Ponte de Eiras - Boltelim, via Brasfemes).
A implementação da paragem, em ambos os sentidos, surge para responder à necessidade de mobilidade de um residente da zona, cuja habitação fica a 1 quilómetro das paragens mais próximas.
Todas as alterações, a serem votadas esta segunda-feira, resultam de um trabalho entre a Autoridade de Transportes do Município, os SMTUC e as Juntas e Uniões de Freguesias.