A Câmara de Coimbra e a Galp querem instalar dois pontos de carregamento de carros elétricos em postes de iluminação pública, na Quinta de São Jerónimo. A autarquia vai votar, esta segunda-feira, a celebração do contrato com a Galp para a implementação do projeto-piloto.
Corpo do artigo
De acordo com a proposta, a iniciativa decorre do projeto EV Charging Massification e já em curso noutros municípios como Cascais e Matosinhos. Os postos de carregamento serão implementados na Rua Eduardo Bettencourt e na Rua Mestre Acácio, tendo as zonas sido "identificadas como tecnicamente adequadas em articulação com a E-Redes". "A Quinta de São Jerónimo foi escolhida por se tratar de uma zona de teste de soluções tecnológicas, onde já está em funcionamento um sistema de iluminação pública com controlo ponto-a-ponto", pode ler-se na proposta.
A Galp irá assegurar o fornecimento, a instalação, a operação e a manutenção dos pontos de carregamento, que serão de acesso público, acessíveis a "qualquer utilizador com contrato com um comercializador de eletricidade (CEME)". Além disso, a empresa não irá cobrar custos de Operador de Ponto de Carregamento durante o período do projeto, o que irá resultar numa poupança anual de cerca de 4060 euros para os utilizadores.
Já a Câmara de Coimbra irá garantir o "acesso gratuito da Galp ao domínio público necessário à instalação e funcionamento dos equipamentos, a reserva dos lugares de estacionamento exclusivamente para carregamento de veículos elétricos e a obtenção das licenças exigidas para o projeto".
O projeto-piloto terá a duração de 12 meses, renovável, sendo que poderá manter-se em vigor até à última etapa do projeto ou até 31 de dezembro de 2027.
A autarquia tem como objetivo "promover os modos suaves de transporte", adaptando a cidade de Coimbra "à mobilidade elétrica, através de uma rede municipal de postos de carregamento de veículos elétricos devidamente integrados na infraestrutura urbana, e acelerando a conversão elétrica da frota municipal, incluindo SMTUC".