Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão aumentar a oferta de autocarros para a zona do Polo II da Universidade e Quinta da Portela (linhas 34 e 34T), que no ano passado serviram perto de 396 mil passageiros.
Corpo do artigo
A decisão foi aprovada na reunião de Câmara desta sexta-feira e surge na sequência de queixas de estudantes e outros utilizadores, nomeadamente de moradores da Quinta da Portela, insatisfeitos com a redução substancial da oferta no período das férias escolares que impedem o cumprimento de horários laborais.
A Câmara deu agora "luz verde" para que durante todo o ano, com exceção de agosto, esteja em prática o horário com mais autocarros (67 deslocações diárias de ida e volta na linha 34 e 21 na 34T).
Os transportes dominaram uma boa parte da reunião de Câmara, com o presidente, José Manuel Silva, a admitir a possibilidade de criar uma empresa municipal para gerir os autocarros, se essa for a vontade dos trabalhadores. A declaração surgiu na sequência de uma questão do vereador da CDU, Francisco Queirós, que perguntou ao edil se pretendia criar uma empresa municipal para gerir os transportes municipais, substituindo os SMTUC, de forma a poder assegurar melhores vencimentos aos seus funcionários.
Aplicação para telemóvel
Segundo José Manuel Silva, a ideia defendida pela administração dos SMTUC passaria por avançar com um processo semelhante ao das Águas de Coimbra, "um bom exemplo de que não há nenhum risco que daí advenha para os trabalhadores", por forma a que seja aplicado o direito privado à gestão dos Transportes Urbanos e, assim, "mexer nas remunerações" dos funcionários. Silva explicou que com os vencimentos atuais é muito difícil contratar motoristas para os SMTUC. A decisão, no entanto, "respeitará a vontade dos trabalhadores", garantiu.
Na reunião foi ainda aprovado financiamento para a criação da "App SMTUC", uma aplicação para o telemóvel que permitirá em tempo real obter informações sobre rotas, horários, pontos de estacionamento, entre outras funcionalidades.