A Câmara Municipal de Coimbra assinou, esta segunda-feira, o auto de consignação da empreitada de requalificação do ponto de paragem dos operadores de serviços expresso, debaixo do viaduto do IC2, junto à Casa do Sal. Trata-se de um investimento de cerca de 82 mil euros.
Corpo do artigo
A requalificação do espaço foi projetada para "servir uma população de milhares de pessoas" que ali passam diariamente. A empreitada, consignada à empresa José Maria Meneses Relvão & Filhos, tem um prazo de execução de 60 dias.
Além das melhorias na iluminação pública do atual, vão ser instalados abrigos de passageiros de grandes dimensões, cada um com cerca de 12 metros de comprimento, com proteção de vidro e com iluminação no teto. Serão também instaladas mais papeleiras.
Segundo a autarquia, "um dos problemas" da atual paragem é os autocarros encostarem do lado esquerdo da via, "sendo a entrada e a saída dos passageiros feita pelo meio da rua". Para aumentar a segurança dos passageiros, vão ser criados cais de embarque do lado direito, onde, atualmente, existem lugares de estacionamento.
Com alteração da colocação de lancis e na repavimentação dos passeios a cota superior, criam-se oito paragens. As paragens vão ser identificadas por sinalética bidirecional, visível à distância.
Para permitir a manobra dos autocarros na saída dos cais, vai ser colocado um guarda-corpos no passeio junto aos abrigos, de forma a evitar o atravessamento dos peões fora da passadeira.
De acordo com um comunicado da autarquia, "o objetivo maior é que passageiros (locais e visitantes) e operadores de serviços expresso tenham melhores condições".
No atual espaço, operam a Blablacar, a Flixbus e a Scotturb. Durante esta intervenção não haverá constrangimento no normal funcionamento das suas operações.
Sobre esta requalificação, a autarquia afirma ser uma "solução temporária", enquanto se aguarda pelo novo terminal rodoviário que vai ser criado no âmbito da futura estação intermodal de Coimbra.
"Com a introdução da alta velocidade, Coimbra vai ganhar uma nova estrutura intermodal destinada às várias formas de transporte terrestres. É nessa futura estação intermodal da cidade que vai ficar localizado o novo terminal rodoviário, que vai servir todos os operadores de serviços expresso".