Particulares arrendam camas e garagens para estacionar a 400 euros.
Corpo do artigo
Os hotéis em Coimbra e na Figueira da Foz estão praticamente esgotados para os concertos deste mês dos Coldplay (17 a 21) e do Rali de Portugal (11 e 12). Nos dias dos eventos, a taxa de ocupação oscila entre 70% e 100%. Muitos moradores aproveitam-se da procura muito acima da média.
No site OLX, os quartos particulares em Coimbra para os dias dos espetáculos estão com preços médios de 150 a 175 euros por noite, e há mesmo uma autocaravana disponível por 250 euros. Mas não é só nas dormidas que há ofertas. Há vários anúncios de garagens para arrendar, podendo os fãs dos Coldplay estacionar os carros por valores entre os 75 e os 400 euros. Não é por acaso. Circular na cidade nestes dias não vai ser fácil devido aos condicionalismos no trânsito, mas há alternativas.
No "Booking" ainda se encontram quartos para os dias dos concertos por 50 euros, mas há alojamentos com três quartos a 1250 euros ou apartamentos com um quarto por 543 euros por noite. Segundo o portal, a indisponibilidade dos alojamentos ronda os 80% a 90%.
Nas unidades hoteleiras, a taxa de ocupação é quase total. "A hotelaria está esgotada. A vinda dos Coldplay tem um efeito direto na procura e nos preços", afirma o presidente do Turismo Centro de Portugal. Pedro Machado acredita que a hotelaria da região, e particularmente de Coimbra, "pode vir a ter o melhor mês de maio da sua história".
No Hotel Vila Galé, na Baixa de Coimbra, há seis suítes disponíveis na noite de 18 para 19 e cerca de duas dezenas de 21 para 22, com preços na ordem dos 280 a 360 euros por noite. "É sempre relevante ter estes eventos musicais que trazem novos turistas", aponta a diretora de marketing do Vila Galé, Catarina Pádua.
Ao lado do Vila Galé, no Hotel D. Inês, também só há quartos disponíveis por valores a rondar os 300 euros para os dias dos espetáculos. "O nosso objetivo é que os clientes voltem e sejam bons promotores da nossa cidade e da experiência que levarem do nosso hotel além fronteiras", considera a responsável, Helena Sequeira.
Figueira sobre rodas
Além dos Coldplay, o distrito de Coimbra vai receber o Rali de Portugal, com a Figueira da Foz a ter uma "superespecial" a 12 de maio. No dia anterior, em Coimbra, decorre a apresentação e a partida simbólica da prova.
"A taxa de ocupação nestas datas é superior a 70%", salienta Hélder Couto, diretor do Oásis Plaza, na Figueira da Foz. Adianta que a ocupação para maio já superou os números do mesmo mês em 2022.
A diretora do Hotel Costa de Prata, Sandra Adão, diz que os números da unidade da Figueira, neste momento, estão ao nível do ano passado, mas conta ter mais reservas nos próximos dias. "A nossa previsão é a de uma taxa de ocupação na ordem dos 70% ao longo do mês", revela. Sandra espera que a Figueira da Foz mantenha o Rali de Portugal nos próximos anos. "É um evento sempre importante que chama muito público à cidade", defende.