Equipamentos vendidos na empresa de Oliveira de Azeméis são usados por pilotos das MotoGP e garantem absorver 95% do impacto nos acidentes.
Corpo do artigo
Os coletes Tech-Air oferecem um sistema de airbag que permite aos condutores de motas, seja em cidade, rali ou em corrida, proteger-se contra o impacto de uma queda ou colisão. Eduardo Meneses, comercial da Multimoto, empresa pioneira na distribuição deste vestuário autónomo em Portugal, garante ao JN que “absorvem 95% do impacto do acidente". O equipamento protege o peito e as costas e inclui cobertura para os ombros, pescoço e clavículas em caso de impacto.
No panorama profissional, os coletes com airbag são obrigatórios no Rali Dakar, desde que o português Paulo Gonçalves morreu num acidente durante a competição. O modelo Tech-Air da Alpinestars é uma das escolhas favoritas de pilotos como Marc Márquez, Jorge Martin, Pedro Acosta e Francesco Bagnaia. O vencedor do Dakar 2025, Daniel Sanders, também é piloto da marca.
Airbag ativa sem embate e atualiza automaticamente
Hugo Silva, diretor comercial da Multimoto, explicou ao JN que o equipamento se está a tornar "cada vez mais intuitivo". Os coletes da Alpinestars "são completamente autónomos" e funcionam "como inteligência artificial", através de "algoritmos, o zero e o um". A leitura dos mesmos define quando dispara o airbag, explica Meneses.
O equipamento pode ser conectado a uma aplicação no telemóvel, que permite registar o percurso e "monitorizar todos os dados em tempo real". Em caso de acidente, "com uma leitura nova", a informação é enviada para atualizar o airbag. "Ou seja, todos os dias está a ser atualizado", realça Hugo Silva.
A marca lançou o último colete há cerca de três meses e promete novos modelos para outubro.
Lucas foi “salvo” pelo colete
Rui Lucas, de 42 anos, sofreu um despiste em 2024 e aterrou "de costas na quina do passeio", relata o próprio. O piloto estava a utilizar o sistema de airbag, que disparou durante o acidente e, mesmo assim, partiu duas costelas. "Isto faz-me pensar todos os dias no que poderia ter acontecido se não tivesse o airbag", conta Lucas. O motard contou ao JN que, "felizmente", estava a usar o airbag num outro acidente em que o sistema acionou e também “ajudou a evitar danos mais graves".
Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, ocorreram mais de 57 mil acidentes nas estradas portuguesas nos primeiros cinco meses deste ano, que resultaram em 157 mortos.