O BE, o Livre e o PAN vão concorrer coligados à Câmara e à Assembleia Municipal de Leiria, à Assembleia da União de Freguesias de União das freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, e à Assembleia da União de Freguesias de Marrazes e Barosa.
Corpo do artigo
José Peixoto, cabeça de lista à autarquia, acredita na eleição dos quatro candidatos através do “Avançar Leiria”.
“Esta união poderá ter um efeito sinérgico, ao reunir mais votos do que tiveram os três partidos isolados”, afirma José Peixoto, 67 anos. A ideia surgiu do BE, partido pelo qual concorreu à câmara em 2004, e foi bem acolhido pelo Livre e pelo PAN. Gostariam ainda de contar com o PCP, mas Peixoto diz que recusou convites semelhantes noutros pontos do país.
A Câmara Municipal de Leiria só tem eleitos do PS e do PSD. “Agora, a direita está muito dividida, pois o PSD concorre separado do CDS, e há a incógnita do Chega”, refere o candidato. Face a este cenário, admite que o PS perca a maioria absoluta para o partido de André Ventura. “Queremos que esta coligação progressista e de esquerda contribua para travar a subida da extrema-direita.”
Direito à habitação e à mobilidade, combate à crise climática e defesa dos direitos humanos são as bandeiras da coligação “Avançar Leiria”, cujo cabeça de lista à Assembleia Municipal é Frederico Moura Portugal, 25 anos, eleito pelo BE à Assembleia da União de Freguesias de Marrazes e Barosa.