Uma colisão entre um carro e o comboio numa passagem de nível sem guarda em Alcains, no concelho de Castelo Branco, fez, este domingo à tarde, uma vítima mortal e um ferido ligeiro. O acidente ocorreu ao quilómetro 102 na Linha da Beira Baixa.
Corpo do artigo
O alerta foi dado à 14.53 horas. O embate ocorreu numa estrada secundária que dá acesso a várias quintas no concelho de Castelo Branco. A estrada é cruzada pela via férrea, que serve a Linha da Beira Baixa. No local, existe apenas sinalização a pedir cautela aos condutores, mas a passagem de nível não tem guarda nem barreiras automáticas.
O abalroamento envolveu um automóvel e um comboio regional que fazia a ligação entre Castelo Branco e Covilhã, de acordo com o Comando Subregional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa. A violência do embate levou ao descarrilamento de duas carruagens e matou o condutor do veículo, um homem com 72 anos.
O revisor do comboio, com 51 anos, também ficou ferido ao sair da carruagem para ver o que se passava, tendo torcido o pé.
Chegou a ser acionado o helicóptero do INEM para prestar socorro às vítimas, mas acabou por ser desmobilizado. No local, estiveram 10 veículos com 28 operacionais dos Bombeiros de Castelo Branco, INEM, GNR e da Infraestruturas de Portugal.
A linha ferroviária foi encerrada desde a hora do acidente entre a estação de Castelo Branco e a de Lardosa até às 23.30 horas.