Cinco pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, numa aparatosa colisão entre um veículo ligeiro e um camião, esta manhã de sábado, na Estrada Nacional 103, em Forjães, Esposende.
Corpo do artigo
As três vítimas do Seat Ibiza tinham saído de uma festa em Barcelos e tinham ido a Viana do Castelo levar uma colega. O acidente deu-se no regresso, quando o condutor do veículo terá, segundo um familiar, adormecido e embatido de frente contra o camião que seguia para a feira semanal, em Vila Nova de Cerveira.
"Nós vínhamos de um barzinho, em Barcelos, e o meu primo foi levar uma colega a casa". Antes de se despedirem, Nelson Ferreira ainda perguntou ao primo se este "estava bem" para conduzir. "Ele disse que sim", apontou Nelson Ferreira, que acrescentou que o condutor "se calhar adormeceu".
Dos três ocupantes do carro, os feridos graves apresentavam múltiplas fracturas, sendo que duas pessoas conseguiram sair pelo próprio pé, mas o condutor teve que ser desencarcerado.
"A vítima estava num espaço muito confinado devido à destruição do carro e também o facto de o veículo estar meio para cá e meio para lá do muro (a parte da frente do carro estava suspensa a uma altura de cerca de um metro) obrigou a um segurança redobrada para não termos mais problemas. Foi um desencarceramento bastante demorado, mas a vítima manteve-se sempre consciente", esclareceu o adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, José Simões.
Os ocupantes têm todos 20 anos e são todos de Barcelos: a rapariga é da freguesia de Silveiros, o condutor é de Pereira e o outro rapaz é de Góios.
Quanto ao camião, transportava três pessoas, da freguesia da Lama, também no concelho de Barcelos, sendo que o ferido que inspirava mais cuidados era o condutor. Apesar da frente do pesado ter ficado completamente destruída, o homem de 38 anos apresentava "uma pequena hemorragia no braço esquerdo".
"Foi uma questão de segundos. De repente eles inclinaram o carro para o nosso lado", contou Catarina Carvalho, de 35 anos, uma das ocupantes do camião e a última vítima a ser encaminhada para o hospital por "mal-estar com todo o cenário", afirmou o adjunto do comando.
O alerta foi dado às 6.25 horas. O acidente, que aconteceu ao quilómetro seis, perto do entroncamento para S. Roque, obrigou à mobilização de cinco ambulâncias, uma viatura de desencarceramento, o veículo de Comando e um autotanque dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, as VMER de Barcelos e Viana do Castelo, a GNR de Barcelos e o destacamento da Brigada de Trânsito da GNR de Braga.