Espaço abriu quando ainda só havia um shopping em Lisboa. Atraía excursões de todo o país. Hoje é a variedade de lojas o principal chamariz.
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Foi há 25 anos que os lisboetas conheceram o segundo centro comercial da capital. Na altura, havia excursões de todo o país para a grande superfície comercial, um conceito inovador para a maioria dos portugueses. Hoje, o Colombo é muito procurado pelas acessibilidades - é o único de grandes dimensões em Lisboa que tem ligação de metro -, pela diversidade de lojas e pela proximidade com o Estádio da Luz. Desde 1997, um dos maiores centros comerciais do país já recebeu mais de 650 milhões de visitantes e, em 2019, teve um volume de negócios de 506 milhões de euros.
Vasco Magalhães, hoje diretor de uma famosa cadeia de restauração quase centenária com estabelecimento no Colombo desde a abertura, lembra-se do primeiro dia. "O fluxo de fornecedores era tão grande que congestionou a Segunda Circular. A pressa era tanta que foi necessário descarregar as carrinhas na estrada e trazer a mercadoria com força de braços pelas escadas acima para que o shopping pudesse abrir. A infraestrutura não estava preparada para este volume", recorda o diretor da Portugália.
Mais de 300 lojas
João Choon, sócio da loja de malas Lit Choon, também é dos poucos que estão desde o início. Fundou o estabelecimento com os pais e duas irmãs, sobreviveu ao crescimento implacável da concorrência, e já tem a descendência a seguir-lhe os passos. Alexandra Choon prepara-se para abrir, no próximo mês, uma loja de uma marca de sapatos italiana, e o Colombo era a única opção. "Desde pequenina que venho aqui porque os meus pais e tias estavam na loja. Conheço os cantos à casa e tem um significado emocional", explica.
Mariana Carvalho, 20 anos, e Ana Abreu, 22 anos, não assistiram à abertura do shopping, mas dizem que foi o primeiro que visitaram. "Lembro-me de vir desde sempre com a minha irmã mais velha porque é o que tem mais variedade de lojas e restaurantes", conta Ana Abreu. Luís Gonzaga, 66 anos, recorda-se quando abriu. "Foi uma grande evolução. Começaram a deslocar-se pessoas em massa para aqui e a adquirirem novos hábitos de consumo", lembra.
Paulo Gomes, diretor do Colombo, diz que o centro comercial que "abriu para ser o maior em Portugal" tem hoje mais de 300 lojas e regista "mais de 20 milhões de visitantes por ano".
Ao longo dos anos, adianta, centenas de marcas abriram as primeiras lojas no Colombo ou estrearam aqui os seus conceitos mais exclusivos, como a LEGO que abriu a maior loja da Europa ocidental e o primeiro espaço certificado da marca em Portugal.