Comboio da ponte 25 de Abril faz esta segunda-feira 25 anos e transportou 498 milhões
O comboio da ponte 25 de Abril, em Lisboa, completa hoje 25 anos e já transportou 498 milhões de passageiros, o equivalente à população total da União Europeia, retirando, assim, 80 milhões de veículos da travessia e evitando a emissão de mais de 900 mil toneladas de dióxido de carbono.
Corpo do artigo
No primeiro semestre deste ano, já foram contabilizados 14,8 milhões de passageiros naquelas composições. Em todo o ano de 2023, transportou cerca de 27 milhões. A Fertagus transporta, diariamente, uma média de mais de 100 mil pessoas entre as duas margens do rio Tejo. Ao longo dos 25 anos de existência, já percorreu cerca de 51 milhões de quilómetros, o equivalente a 1273 voltas à Terra.
Brindes e concerto
A empresa portuguesa une seis municípios à capital e liga Lisboa (Roma-Areeiro) a Setúbal numa viagem de 54 quilómetros e com uma duração de 57 minutos.
Cristina Dourado, presidente da Fertagus, afirma que "o número de passageiros transportados e a fiabilidade do serviço" mostram a importância desta ligação "para todos aqueles" que optam por este meio de transporte para atravessar o Tejo.
Para assinalar os 25 anos, a Fertagus vai, nas últimas semanas de julho, distribuir brindes alusivos à celebração. Hoje, a estação de Coina vai feito o batismo de um comboio com o nome de Sebastião da Gama, no âmbito do centenário do nascimento do poeta, havendo, ainda, um momento musical com o quarteto de guitarras da Orquestra Nova de Guitarras.
A Fertagus opera 18 unidades quádruplas elétricas, numa rede composta por 14 estações e 16 parques de estacionamento com um total de sete mil lugares.