A primeira viagem da edição de verão do Comboio Histórico do Vouga, associada ao AgitÁgueda - Art Festival, acontece este sábado. São oito percursos até 31 de agosto, numa iniciativa que resulta de uma parceria estabelecida entre a CP, o Município de Águeda e a junta de freguesia de Macinhata do Vouga.
Corpo do artigo
O itinerário começa na estação de Aveiro, às 13.45 horas, com destino a Macinhata do Vouga, onde os passageiros poderão fazer uma visita guiada ao Museu Ferroviário.
O percurso prossegue para Águeda, onde os visitantes serão recebidos por um guia que os levará num passeio pela cidade. A chegada a Aveiro está prevista para as 20.07 horas.
Até dia 27, o AgitÁgueda vai estar presente nas viagens e dá aos passageiros a oportunidade de visitar as obras de arte urbana resultantes do festival cultural da região.
O Comboio Histórico do Vouga é tracionado pela locomotiva diesel CP 9004, uma peça construída no final da década de 50, que marcou o fim da era dos comboios de via estreita na Linha de Guimarães.
A composição tem cinco carruagens: varandim belga de 1908, alemã de 1925, que exemplifica a engenharia e design ferroviários do início do século XX, a carruagem construída pelos caminhos de ferro do estado nas oficinas do Porto em 1913 e a portuguesa do Barreiro, de 1908 e a carruagem mista italiana.
Os bilhetes, para os adultos, são 37 euros, enquanto que para as crianças entre os 4 e os 12 anos são 22 euros.