Um comboio Intercidades, que fazia a ligação entre Lisboa e Braga, embateu ao início da tarde desta terça-feira, cerca das 10.50 horas, numa árvore caída sobre a linha do Norte, em Albergaria dos Doze, Pombal.
Corpo do artigo
Apesar do embate, que assustou os passageiros, o comboio parou sem problemas uns metros à frente, ficando impedido de circular devido à destruição da catenária, derrubada pela árvore.
Os passageiros, que enchiam o Intercidades, que saiu da estação de Santa Apolónia, em Lisboa, às 9.30 horas, seguiram viagem pouco depois depois num Alfa Pendular, que efetuava o mesmo trajeto, mas muitos dos passageiros foram obrigados a fazer a viagem de pé, conforme testemunhou um deles ao JN.
Fonte oficial da CP confirmou ao JN que o atraso dos passageiros do Intercidades ronda as duas horas, enquanto que o Alfa Pendular segue com uma hora de atraso. Ainda segundo a mesma fonte, a circulação na Linha do Norte efetua-se apenas por uma das duas vias entre as estações de Caxarias e Albergaria dos Doze (Pombal).
A Infraestruturas de Portugal (EP) adiantou ao JN que os danos na catenária são "significativas" e que o problema vai demorar "algumas horas" a ser resolvido, desconhecendo, por isso, quando é que Linha do Norte ficará totalmente restabelecida no troço em causa.