Os comboios eléctricos passam a circular entre Castelo Branco e Covilhã a partir de domingo, fisse fonte da CP à Agência Lusa.
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A REFER procedeu esta semana aos testes finais da electrificação da linha e a melhoria vai poupar 20 minutos que eram gastos no transbordo ou na mudança de locomotiva eléctrica para diesel e vice-versa na estação de Castelo Branco, acrescentou a mesma fonte.
A CP anunciou em Março que estava a estudar "um novo modelo de exploração" da Linha da Beira Baixa, na sequência da electrificação, mas, para já, os serviços "mantêm-se como estão", informou o departamento de comunicação da empresa, esta sexta-feira.
A CP faz três viagens diárias de ida e volta por Intercidades entre a Covilhã e Lisboa, para além de ter outras circulações regionais diárias responsáveis pela ligação entre várias estações e apeadeiros da região.
Em todas as circulações, "a tracção diesel será substituída por tracção eléctrica", sublinhou.
De acordo com a CP, as taxas médias de ocupação em 2010 na Linha da Beira Baixa foram de "cerca de 40% para os serviços Intercidades e 10% para os serviços regionais".
O total de viagens na linha "foi da ordem das 590 mil, sendo cerca de 53% destas viagens em serviço regional".
Por definir continua o destino do último troço da Linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda, encerrado desde Fevereiro de 2009 para renovação da via com 120 anos - sendo o transporte assegurado desde então por um autocarro.
Após investir na renovação de pontes, túneis e dez quilómetros de linha, a REFER admitiu à Lusa aguardar agora por verbas para concluir as obras.
Questionada sobre o ponto de situação dos trabalhos, fonte da empresa referiu que ainda não há obra nova e que a mesma depende "das decisões do governo sobre o plano de investimentos".